As sopas são ótimas aliadas das dietas porque têm fibras, que estimulam o intestino e dão a sensação de saciedade. Além disso, por ser um alimento que demora para ser ingerido, por causa do risco de queimar a boca, a sopa estimula as glândulas salivares antes de ser consumida.” Isso provoca uma sensação de bem-estar que contribui para que se coma menos e se emagreça mais”, explica a nutricionista Roseli Ninomiya, de São Paulo.
O que poucas pessoas sabem é que as sopas podem substituir uma refeição de maneira saudável e nutritiva. Mas, ao incluí-las no cardápio, fique atenta aos ingredientes. As sopas do almoço devem trazer mais carboidratos, para garantir a energia necessária para o dia. Faça sopas com massas ou tubérculos (batata, mandioca e abóbora) e com uma carne magra, como peito de frango, maminha e patinho.
À noite, misture as carnes magras e vegetais folhosos, como alface, repolho e couve, que têm menos carboidratos. Em todas as sopas evite alimentos calóricos, como bacon, linguiça, manteiga, óleo de cozinha e creme de leite.
Uma dica preciosa é acrescentar a linhaça e a ração humana. Ricas em fibras, elas aumentam o efeito emagrecedor da sopa. “Como a ração humana demora para ser digerida, ela deve ser consumida no almoço. Á noite, ela pode atrapalhar o sono”. recomenda Roseli. O ideal é que cada sopa tenha até 250 calorias por porção. A maioria das sopas industrializadas têm quantidades inferiores a essa e, por isso, também são eficientes para quem quer emagrecer. Mas fique atenta: elas trazem composto químicos, como o conservantes e o sódio, cujo consumo deve ser evitado, principalmente por quem sofre de problemas arteriais.
Fonte: Sou Mais Eu(idealdicas@idealdicas)
Nenhum comentário:
Postar um comentário